A escolha do Nome entre os Judeus

 

Durante as primeiras semanas logo após a circuncisão, era que a o filho homem judeu recebia o nome. A escolha do nome tinha máxima importância, pois os judeus, como todos habitantes do mundo antigo, atribuíam uma influencia numerosa aos nomes. Na lenda egípcia de Ísis, vemos a deusa milagrosa recusando-se a curar “Ra” (deus sol) da mordida de uma serpente até que lhe dissesse seu nome, no qual reside o segredo do seu poder. Da mesma forma, na história de Moisés, Deus lhe confere o maior o símbolo da sua confiança revelando-lhe o Seu nome infalível. No mundo antigo, era comum acreditar que pelo nome; poderia conhecer o ser ou a pessoa e que o nome era parte integral do individuo, de seu caráter e até mesmo do seu destino. Se apegavam de tal forma que um Rabino chegou a dizer:  “A condenação do céu pode ser modificada por uma mudança de nome”

O direito de escolher o nome do filho pertencia ao pai, o chefe da família. Há muitos casos de pais dando o nome aos filhos nas Sagradas Escrituras: no relato do nascimento de João Batista no evangelho vemos Zacarias insistindo nesse direito, embora estivesse mudo. Entretanto existe também muitos casos de mães dando nome aos filhos na Bíblia e a primeira foi Eva, a mãe da humanidade. Pode ser então que a escolha do nome era feita mediante a um acordo entre os pais.

O nome escolhido correspondia ao nosso primeiro nome: os judeus não tinham sobrenome e este não existia. Embora tal coisa, não signifique que o sentimento familiar não era  altamente desenvolvido entre eles, pois era. O filho recebia o nome do pai. O menino era chamado “filho de fulano”, ben em hebraico e barem aramaico. Joãoben Zacarias ( João filho de Zacarias),. O filho mais velho recebia com freqüência o nome do avô a fim de confirmar a tradição onomástica da família e também para distingui-lo do pai.

Alguns desses nomes, ou pré nomes, eram apelidos, lembrando as circunstância que a criança havia nascido “ Yitz’chak” Isac – sorriso” . Conta-se a história de uma mãe que, irritada por não dar à luz se não filhas,chamou a quarta de Zaoulé e a oitava de Tamam, que traduzidos indicam como “ aborrecimento” e “basta”.

Outros nomes eram escolhidos para dar boa sorte as crianças, e alguns rabinos indicavam consultar até as estrelas, cuja pratica era rejeitada por outros. O nome de animais eram bastante comuns: Raquel – ovelha; Débora- abelha; Yona- pomba. Também havia nome de árvores: Tamar – palmeira; Elon, carvalho; Zeitan, oliveira.

Um grande número de nomes eram tirados da Bíblia: Patriarcas,Profetas,Heróis. Era comum conhecer muitos Jácos, Elias,Davis, Moisés  além de gloriosos guerreiros de Israel como Macabeus. Outros eram nomes teóforos, isto é, nomes que evocavam o nome de Deus, ou antes, um de seus nomes. Assim sendo, Yehoshua – Josué- Yeshua – sendo assim, vinham da raiz “ Yah + Shua”, que significa “o Senhor é Salvação”. Os nomes terminados em “el” lembravam o nome antiqüíssimo para o Deus único de Israel, El , Elohim. Ex: Emanuel, Daniel, Ezequiel.

Bibliografia:

A vida diária na Palestina antiga.

Henri Daneil-Rops

São Paulo – Vida Nova

Ano: 2008

Bíblia / com comentários de Rashi

I.U Trejger,1993.

Anúncios

Sobre Prof. Wallace Anderson עבד ישוע

O pesquisador Wallace Anderson é Bacharel em Teologia pelo Seminário Telógico Batista Nacional, Graduado em Teologia pela Faculdade de Brasilia. Cursou Hebraico Bíblico pelo Instituto Moshe Gtlin e Hebraico, Antigo Testamento, Cultura Judaica e os Povos do Mundo Antigo, no Centro de estudos Teológicos do Rio de Janeiro e hebraico moderno no CLAC – UFRJ. Prof. de Hebraico Instrumental, na FAECAD, Centro Cultural Jerusalém. Além de hebraico para viajantes. www.faecad.com.br www.centroculturaljerusalem.com.br Contatos 98*54202 21-96460-8810 Nextel e Zap. 21-99818-2224 vivo Ministro aulas,pregações,palestras em igrejas,grupo de pessoas, etc.. para enriquecimento na Palavra do Nosso Senhor, e juntos descobrir riquezas nos textos bíblicos.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

4 respostas para A escolha do Nome entre os Judeus

  1. Edna Marinho disse:

    Parabéns Moreh muito bom… Edna

  2. shirley disse:

    Nos ajuda a esclarecer várias situações bíblicas, muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s